Vagas de Estágio:  (37) 99116-7715   Contratos de Estágio:  (37) 98411-4889
Estamos em todo Brasil

5 piores erros que você pode cometer na redação

Marcela Alves 10:00

A redação está presente em vários processos seletivos: nos vestibulares, nos concursos, para conseguir vaga em escolas e cursinhos ou até mesmo na hora de concorrer à uma vaga de estágio.  Para se destacar nesses processos é essencial saber o que escrever e também o que não escrever para criar um bom texto. Vamos às dicas! 

 

Quais são os erros mais comuns na hora de escrever a redação? 

 

Linguagem informal 

Em tempos de uso ativo das redes sociais e muitas abreviações é preciso tomar cuidado na hora de escrever uma redação (dica que vale também pra qualquer questão aberta de prova, currículo e -mail de trabalho). Expressões coloquiais e gírias não são adequadas a um texto que exige a norma culta da língua. 

 

Linguagem rebuscada 

Pode parecer contraditório com o item anterior, mas não é. Um texto escrito com muitas palavras rebuscadas não significa, necessariamente, um bom texto. Inclusive, pode até dificultar a compreensão do corretor e perder o sentido do texto. 

 

Generalizações e Radicalismos 

Outros pontos que parecem contraditórios, mas que ambos devem ser evitados. O seu texto precisa se destacar dentre os demais, então é preciso ir um pouco além da estrutura básica e engessada que costumamos ver por aí. Você deve defender o seu ponto de vista de maneira clara, oferecer uma boa proposta que se destaque, mas que também esteja de acordo com a realidade. Além disso, evite usar qualquer expressão extremista como: sempre, jamais e etc...

 

Usar palavras de forma inadequada 

É muito óbvio dizer isso, mas erros gramaticais são uma das piores falhas que você pode cometer. Cuidado ao escrever palavras que você não conhece totalmente o sentido delas e caso haja alguma dúvida substitua por outra expressão ou, até mesmo, mude a sua sentença para evitar escrever algo sem sentido. 

 

Escrever um texto superficial 

Sua redação precisa ser objetiva e eficiente. Muitas vezes nos perdemos na hora de criar um texto e seja por desconhecimento do tema ou por excesso de informação, a redação acaba ficando superficial e incoerente. Escolha um ponto de vista e defenda-o com clareza, apresentando bons argumentos que façam sentido com o todo. Evite períodos longos que possam geram  ambiguidade e evite ficar retomando ideias que já foram apresentadas.