Vagas de Estágio:  (37) 99116-7715   Contratos de Estágio:  (37) 98411-4889
Estamos em todo Brasil

Passei no vestibular e agora?!

Marcela Alves 12:00

Após anos de estudos, preparação e uma jornada intensa de provas, a aprovação, enfim, chegou! Ver o seu nome na lista de aprovados do vestibular é uma alegria imensa e sensação de dever cumprido! O primeiro passo não poderia ser outro além de comemorar com seus amigos e familiares, afinal, você merece! Mas depois, é preciso começar a se preparar para essa nova fase tão importante na sua vida e é sobre essa preparação que falaremos hoje! 

 

Muita atenção para o prazo de matrícula e documentos necessários!!  

 

É muito comum a instituição pedir histórico escolar e diploma/certificado de conclusão de Ensino Médio e esses documentos podem demorar alguns dias para ficarem prontos. Então, não deixe para última hora e os providencie o quanto antes. Também é comum pedirem uma cópia - junto com a apresentação da original - da Carteira de identidade; CPF; Certidão de nascimento; Título de eleitor; Comprovante de endereço e algumas fotos 3x4 recentes. Você poderá conferir toda a documentação necessária no site da faculdade que irá cursar. Visto isso, atente-se para o prazo de entrega/envio desses documentos e da realização da matrícula! 

 

Vou precisar mudar de cidade, o que preciso fazer? 

 

 

Caso você tenha ingressado em uma faculdade em uma cidade distante da sua, você precisará se antecipar em algumas questões: 

Onde morar: Na hora de procurar um local para morar, o ideal é pesquisar sobre locais próximos a faculdade ou em algum bairro que você pode facilmente pegar um transporte para se deslocar até lá. Se você já conheça alguém da cidade, peça indicações de locais e pesquise também na internet. É bem comum achar repúblicas, quartos e até um pequeno apartamento para alugar nas proximidades da instituição.  

Evite deixar para procurar em cima da hora, pois muitas pessoas estarão na mesma situação e você pode acabar perdendo uma boa oportunidade por esperar muito. Programe-se para ir até a cidade alguns dias visitar os locais e ter tempo para se decidir. Dessa forma você pode também antecipar tudo o que você vai precisar comprar para o novo local. 

 

Conheça os trajetos até a faculdade 

 

Conhecendo a cidade ou não, é legal pesquisar o trajeto até a faculdade, de carro, ônibus e até a pé (se for o caso). Tente observar como é a condição do transito de uma forma geral, mas mais especificamente nos horários que você precisar se deslocar. Assim você evita se perder e também se atrasar. 

 

Faça amizades 

 

 

Pode parecer que os primeiros dias de aula nunca terão nada de importante, mas esse primeiro momento é ideal para conhecer pessoas novas e fazer amizades. Além de terem interesses parecidos com o seu, muitos desses estudantes vão passar alguns anos junto com você, então aproveite esse momento para se enturmar! Além disso, peça dicas ao seus veteranos, eles já passaram por essa fase e podem te ajudar com várias questões! 

 

Fique sempre atento aos e-mail que a faculdade manda! Além de enviarem comunicados sobre as disciplinas e os horários, eles também informam sobre eventos e muitas outras informações relevantes! 

 

Veja também: Dicas para manter um currículo atrativo.


newsletter

Receba as últimas publicações diretamente no seu email.

Compartilhe