Vagas de Estágio:  (37) 99116-7715   Contratos de Estágio:  (37) 98411-4889
Estamos em todo Brasil

Qual carreira seguir

Marcela Alves 14:20

Escolher qual carreira seguir pode parecer fácil para algumas pessoas, mas para a maioria sempre gera uma série de dúvidas, afinal, diante de várias possibilidades como escolher a que melhor se adapta aos seu desejo e personalidade? Pensando nisso, a Agiel separou alguma dicas valiosas para levar em consideração na hora de escolher o seu curso, confira: 

Descubra suas habilidades pessoais 

Tudo aquilo que você sabe e gosta de fazer, mesmo não tendo relação direta com algum curso, pode te ajudar a descobrir quais são as suas habilidades. Uma pessoa que gosta de cozinhar e testar novas receitas, por exemplo, geralmente possui: 

 - Organização, afinal, é preciso planejar qual receita irá fazer, separar e medir os ingrediente e seguir os passos corretamente. 

- Paciência, já que algumas receitas possuem várias etapas e tempo de espera. 

- Criatividade, para inventar pratos novos ou decorar da forma que mais te agrada. 

Você pode selecionar vários hobbies e tentar identificar as habilidades que são necessárias para desempenhar tal atividade. O importante é entender que se você é bom em esportes, não tem necessariamente que escolher um curso nessa área, mas pode seguir em outros que precisam de: trabalho em equipe, determinação, competição, e etc.. 

O autoconhecimento é fundamental para esse processo de escolha. Se ainda assim você tem dificuldades de identificar suas qualidades, pergunte  a familiares, amigos e professores, que serão capazes de dar uma opinião efetiva e auxiliar nessa fase. 

Estude o mercado de trabalho e as possibilidades de atuação 

Depois de identificar seus gostos e habilidades, procure cursos que combinem com sua personalidade. Leia o conteúdo programático que eles oferecem e procure conhecer um pouco das matérias que você irá estudar. Estude as possibilidades de atuação de cada curso, pois alguns são mais abrangentes e permitem que o profissional se especialize e trabalhe em várias atividades.  

Se estiver na dúvida em áreas diferentes, procure por profissões que estão em alta no mercado e pesquise sobre outras questões importantes como o retorno financeiro, em quais empresas você poderá atuar e qual a possibilidade de crescimento.  

Não deixe também de conversar com profissionais atuantes na área ou carreira desejada. Eles vão poder, mais do que qualquer outra pessoa, te oferecer uma visão direta e real da profissão e do mercado de trabalho. 

Com essas dicas, esperamos ter tornado o seu processo de decisão um pouco mais fácil e que você aproveite muito o curso que escolher! Quando for a hora de procurar por um estágio, nós também iremos te ajudar!  


newsletter

Receba as últimas publicações diretamente no seu email.

Compartilhe