03 melhores práticas na hora de recrutar
Recrutar estagiários e funcionários efetivados não é uma tarefa fácil. Afinal, não basta apenas ter os pré requisitos que são divulgados (aqui é preciso de clareza, para começar a “peneirar” os candidatos).
Em relação a estagiários a empresa pode contar com a Agiel para resolver toda a burocracia que existe na procura e também na efetivação de um estagiário.
Sobre funcionários contratados, separamos 03 etapas que não podem faltar em seu recrutamento. Veja:
1. Anuncie a vaga de forma estratégica
Assim como dissemos no início do texto, antes mesmo das entrevistas presenciais, o anúncio da vaga precisa estar claro e objetivo. Além de ser veiculado em locais corretos. Dessa forma, você terá um alcance maior e poderá selecionar os melhores profissionais para as outras fases.
Considere o perfil do cargo antes de definir os canais para fazer a divulgação. Optar pelo ambiente virtual é uma boa estratégia, já que a maioria dos trabalhadores está presente por lá. Mas você ainda pode escolher entre redes sociais, banco de vagas, apoio de consultorias especializadas, entre outras ferramentas.
2. Determine o perfil da vaga antes de entrevistar um candidato
-
experiência na área;
-
flexibilidade;
-
habilidade de comunicação;
-
organização;
-
bom relacionamento interpessoal.
Ao realizar essa etapa, você vai conseguir se preparar melhor e minimizar os riscos de uma seleção equivocada.
3. Siga um roteiro
A roteirização das informações que você buscará pode lhe ajudar a fazer uma entrevista mais organizada e rápida.
-
Dê as informações sobre a empresa: cultura organizacional, principais atividades, missão, valores etc.;
-
Dados do cargo: esclareça quais são as principais atribuições do cargo e o que a empresa espera do candidato, fale sobre remuneração e horário de trabalho também;
-
avaliação de perfil comportamental: Pergunte sobre pontos fortes e fracos, como a pessoa trabalha sob pressão, como reage às críticas e o que gosta de fazer nos momentos livres, por exemplo;
-
trajetória profissional: peça para a pessoa falar um pouco sobre carreira, formação e experiências anteriores. Na sequência, aprofunde na trajetória profissional com perguntas sobre as experiências, desafios vivenciados, motivo da saída nas empresas anteriores etc;
-
deixe o candidato falar: reserve um espaço para que ele esclareça as dúvidas sobre a empresa e o cargo;
-
fale sobre as próximas fases: agradeça a presença do profissional e encerre o encontro explicando sobre as fases seguintes. É importante dar um prazo no retorno, seja qual for.
Leia também: Porque dar o retorno das entrevistas é tão importante.