4 causas da desmotivação no trabalho
A desmotivação ocorre quando os funcionários perdem a inspiração ou a vontade de agir. Essa falta de interesse e entusiasmo pelo trabalho pode ter consequências desastrosas para uma organização.
Um funcionário pode se sentir desmotivado temporariamente ou permanentemente, e, em ambos os casos, o gerente ou empresário tem a obrigação de tomar atitudes para solucionar a situação.
Você já parou para se perguntar por que os funcionários começam a se sentir desmotivados? Continue a leitura e confira 4 das causas mais comuns.
Salários baixos
O salário baixo é uma das maiores causas de insatisfação nos colaboradores. Essa insatisfação gera desmotivação no trabalho, o que por sua vez acarreta queda de produtividade e o aumento da rotatividade. Ambos os problemas mencionados geram altos custos para as empresas.
Impossibilidade de crescimento
A impossibilidade de crescimento também é um dos agentes desestimulantes de uma equipe. As pessoas têm sonhos e aspirações para suas carreiras, por isso, quando estão em uma empresa que não oferece possibilidade de promoção ou de aprendizagem, começam a se sentir frustradas e desmotivadas.
Ausência de reconhecimento
Do que adianta se esforçar e ser altamente produtivo se ninguém está lhe valorizando por isso? Infelizmente a falta de reconhecimento é mais um dos problemas que levam a desmotivação no trabalho.
É importante que todos os gestores e líderes tenham empatia e consigam se colocar no lugar de seus subordinados. Os elogios e as premiações por desempenho são maneiras de mostrar ao funcionário que o trabalho dele está sendo visto e reconhecido pela empresa.
Falta de feedback
Não ter um retorno crítico construtivo por parte da liderança deixa o profissional inseguro. O feedback serve como um direcionamento, é ele quem aponta ao colaborador se o trabalho executado está realmente de acordo com as expectativas ou não. A sensação de estar perdido torna o funcionário insatisfeito e desmotivado.
E aí? Algumas dessas causas fazem sentido para você?