Através do gerenciamento de pessoas é possível influenciar na motivação e produtividade dos colaboradores. Além disso, uma boa gestão de pessoas pode ser a salvação para momentos críticos, de incertezas e mudanças, sendo um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma organização. 

As empresas são formadas por pessoas de diferentes idades, gostos e perfis. Alguns trabalham bem em equipe, outros desempenham melhor individualmente, alguns são motivados por desafios, outros preferem um trabalho mais monótono. Saber gerenciar todas as diferenças não é uma tarefa fácil, mas sem dúvidas é muito necessário para o melhor desenvolvimento de uma organização. Pensando nisso, no blog de hoje, abordaremos 5 dicas que irão transformar o seu modo de realizar a gestão de pessoas. 

Seja claro e específico 

O resultado do trabalho da sua equipe depende do modo como você comunica o que precisa ser realizado por ela. 

No momento de comunicar tarefas é necessário ser claro e específico. Procure conhecer sua equipe e desenvolver as melhores formas de passar informações e instruções.  

Algo interessante a ser feito é sempre dividir as tarefas em etapas e estabelecer prazos para cada uma dessas etapas. Desse modo, fica mais fácil monitorar se a execução está saindo como a planejada, evitando que você se depare com surpresas perto do fim do projeto. 

Trabalho vem depois da família 

É importante que você, como gestor, também se preocupe com a vida dos colaboradores fora do ambiente de trabalho. Os problemas familiares influenciam muito na performance dos profissionais. Por isso, sempre que um membro da sua equipe tiver alguma questão importante familiar para resolver, ela deve se tornar a prioridade número 1 dele. 

Esteja sempre aberto a diálogos 

É importante deixar que todos os colaboradores se sintam à vontade para dar feedbacks e opiniões. Essa abertura dá espaço a um ambiente de trabalho mais harmonioso, onde todos se sentem valorizados e parte da instituição. 

As reuniões periódicas são boas oportunidades para a troca de ideias. Nelas, os gestores devem encorajar a participação efetiva de todos, deixando transparecer suas opiniões. 

Aprenda a entender o propósito de cada colaborador 

Propósito é o que move e motiva cada pessoa. Se você é capaz de entender o propósito dos seus colaboradores, será capaz de usar isso a favor do sucesso da empresa.

As pessoas geralmente se sentem mais satisfeitas quando estão realizando o que sabem fazer de melhor. É importante observar onde estão as habilidades e aptidões de cada colaborador e identificar como elas podem contribuir com o desenvolvimento da empresa. 

Permaneça atento quando tudo está indo bem 

É necessário continuar atento ao trabalho da sua equipe mesmo quando tudo está indo bem. Durante um longo projeto várias coisas podem acontecer. Muitas vezes, os funcionários não sabem como comunicar eventuais problemas, têm medo de como será a reação do chefe. Por essa razão, é importante que os gestores estejam sempre atentos e verificando o andamento de tudo.