O comprometimento dos colaboradores é fundamental para um desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa, independente do ramo. Mas como é feita a análise desse engajamento dentro da sua empresa? Até mesmo para cobrar uma postura mais positiva, ou desenvolver ações que motivem os seus funcionários é necessário saber quais os níveis de cada um deles.

O que é engajamento para você?

Definir os graus dessa métrica é o primeiro passo. Lembrando que cada um desenvolve suas funções de formas e tempos diferentes. Mas o que seria engajamento para você? Emoções, sentimentos, produtividade, novas ideias? Defina isso e vamos ao próximo passo.

Pesquise!

A pesquisa é a base de qualquer métrica. Sempre estão entrando novas pessoas e a pesquisa contínua poderá lhe auxiliar neste momento. Monte uma análise de satisfação do funcionário a cada 6 meses por exemplo.

Execute!

De nada adianta montar, planejar se você não executar.

Após colocar em prática os três passos acima, é interessante montar novas dinâmicas e propostas de trabalho. Como diz aquele ditado "gente feliz, é mais produtiva" e nós buscamos sempre produtividade em nossas empresas, certo?

"A palavra motivação vem do latim motivus, movere,  que  significa  mover.  A palavra  indica  como  o  comportamento  humano  pode  ser  estimulado,  energizado  ou incentivado por algum tipo de razão ou objetivo" - FERREIRA, A.B.H. Novo dicionário Aurélio, 1983

Veja também:

3 passos simples que ajudam a perceber o nível de engajamento da equipe

Você provavelmente já sabia disso e agora está ainda mais convencido de que funcionário satisfeito rende mais, certo? Então temos 3 ações super simples que podem ajudar a medir esse engajamento de fato.

1. Escala de Satisfação

Baseado na métrica NPS (net promoter score), que mede o nível de satisfação dos clientes, você pode fazer algo parecido com os colaboradores. 

Pergunte a eles se indicariam algum amigo para trabalhar na empresa, com uma escala de 0 a 10, onde 0 é "de jeito nenhum" e 10 é "com toda certeza".

2. Rotatividade de funcionários

Alto número de demissões e grande rotatividade de funcionários é um mal sinal. Métrica simples de medir e que provavelmente já está registrado, basta juntar as informações.

3. Benefícios oferecidos

Se a empresa já oferece benefícios como formas de gratificação ou recompensas por resultados alcançados, faça uma pesquisa e pergunte se estão satisfeitos com os prêmios recebidos.

Crie também estratégias para manter o engajamento constante dos funcionários com novos benefícios em diversos graus de conquista e níveis de hierarquia.

Dica de ouro: Contrate Estagiários!

Estudantes que estão começando no mercado de trabalho estão cheios de energia, não têm vícios e querem agregar de forma criativa e inovadora, com aquele espírito de quem quer "mudar o mundo".

Esse ritmo é altamente contagiante e pode influenciar toda a equipe. Já pensou nisso? Então conheça mais algumas vantagens de contratar estagiários.

Aproveite e veja também esse conteúdo sobre como gerenciar estagiários em home office.