COMO TER UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ E MELHORAR SEUS RESULTADOS
A comunicação é uma característica humana fundamental que reflete a complexidade de como conseguimos compartilhar informações. Em uma empresa, a comunicação é uma parte crítica que auxilia nos processos de negócios e contribui para o sucesso da organização. É por isso que é tão importante entender conceitos de comunicação.
Neste artigo, vamos explicar o que é comunicação horizontal, vertical e 360, e de que forma cada uma delas contribui para o crescimento da sua empresa. Confira!
Comunicação Horizontal:
A comunicação horizontal vai ocorrer entre profissionais da mesma área ou hierarquia. Esse estilo de processo facilita o compartilhamento de informações e interações importantes entre os pares. Pode parecer simples, mas sem essa comunicação, outros departamentos não funcionam. Isso porque se um líder desempenha um papel importante na organização, mas não está alinhado com outros departamentos, ele acabará por exceder ou deixar de atingir os objetivos propostos.
Comunicação Vertical:
A comunicação vertical ocorre entre os diferentes níveis hierárquicos de uma empresa. Um caso bem ilustrado são os dos líderes e os liderados, por exemplo.
Há dois sentidos de fluxos na comunicação vertical:
Vertical ascendente
Aqui, a comunicação acontece de baixo para cima. Ou seja: o contato inicial sai de um colaborador para o seu líder (ou para um profissional com cargo mais elevado em nível hierárquico).
Uma empresa quando valoriza e entende a necessidade de ouvir seus colaboradores e prática constantemente o exercício de dar feedbacks, por exemplo, tende a colher uma comunicação mais assertiva. Além disso, esse tipo de relação ajuda a estabelecer confiança entre as partes.
Vertical descendente
Na comunicação vertical descendente, a conversa ocorre de cima para baixo. Parte dos líderes para os colaboradores. A maioria das empresas confunde esse tipo de comunicação e acaba saturando o colaborador. No fim, não consegue atingi-lo da maneira correta.
É válido lembrar que existem diversas formas de executar essa conversação. Na maioria das vezes, ocorre por meio de comunicados, reuniões, instruções ou feedback. E com a chegada da pandemia, isso se intensificou. Os canais de comunicação interna precisam ser utilizados com maior frequência. Afinal, nenhum colaborador quer se sentir “esquecido” pela empresa.
Comunicação 360
A comunicação de 360 graus, como o próprio nome sugere, é um fluxo de conversação abrangente. O objetivo principal é garantir o máximo de interação. A transformação acontece em todas as direções sem centralização.
Então, vamos falar sobre a importância de entrar em detalhes sobre esse assunto.
Quando se trata de comunicação, sabe-se que inclui um conjunto de ferramentas destinadas a manter todos os colaboradores informados sobre o que se passa na empresa, bem como a missão, visão e valores da empresa, planos estratégicos, ações e procedimentos operacionais. Suas quatro funções mais básicas são: controlar, motivar, expressar e transmitir informações. As empresas que pretendem manter a excelência em todos os níveis precisam perceber que a comunicação é essencial para alcançar esse importante objetivo.
Então uma dica é: Ouça sua equipe. E falando sobre estágio, dê voz aos estagiários de sua empresa e permita que eles deixem opiniões, sugestões e até os inclua em decisões importantes. Lembre-se de que seus estagiários estão todos os dias exercendo uma função importante na empresa e que o conhecimento que possuem pode agregar para toda a organização. Quando o estagiário percebe que sua participação é valorizada, é gerado um senso de pertencimento, que aumenta as possibilidades de engajamento e retenção dos talentos.
Concluindo…
Para que uma comunicação corporativa seja fluida e eficaz dentro do espaço da empresa, é necessário agrupar corretamente todos os fluxos de comunicação e colocar em prática de forma estratégica as necessidades de cada público que a corporação tenha. Assim, os bons resultados se tornarão mais evidentes e os profissionais estarão mais preparados e aptos a exercerem um plano de carreira mais competente.
Em sentido oposto, a falta de comunicação pode prejudicar nos resultados e afastar os colegas de profissão, comprometendo as entregas e causando grande frustração para todos.