O que é cultura organizacional?

 

Para explicar o que é cultura organizacional precisamos entender o significado de cultura. Segundo o site Escola Brasil, ela corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo. Dessa forma, podemos dizer, com segurança, que a cultura organizacional diz respeito às práticas, normas e valores presentes dentro de uma empresa que guiam os comportamentos e hábitos de todos os colaboradores. 

 

A cultura organizacional não causa impacto somente naqueles que estão do lado de dentro da organização, ela influencia de modo direto em como a empresa irá se relacionar com os clientes, a maneira como será enxergada por eles  e também na atração de novos talentos.

             

Qual a sua importância?

 

A cultura organizacional é peça chave para que a organização possa ir de encontro com seus objetivos. Ela impacta em fatores como motivação, produtividade e absenteísmo dos colaboradores. Además do já mencionado, ela afeta a maneira como a empresa será enxergada por aqueles que estão fora dela, ou seja, influencia diretamente na imagem da organização

 

Atração e retenção de talentos, maior agilidade nos processos, melhor clima organizacional e clientes mais satisfeitos são alguns dos benefícios que a cultura organizacional é capaz de proporcionar. 



Como cultivar uma cultura organizacional?

 

Busque pela pessoa certa

 

A empresa deve buscar ter em seu time aqueles que compactuam com os valores e objetivos organizacionais. Por essa razão, é importante ter cuidado na hora de colocar pessoas novas dentro da empresa. Procure dar maior atenção aos candidatos que demonstrem ser compatíveis com a cultura da organização. É mais fácil ensinar habilidades técnicas a uma pessoa do que mudar sua personalidade, forma de ser e pensar. 



Compartilhe missão, visão e valores 

 

A missão, a visão e os valores formam a identidade de uma empresa. Eles precisam estar muito bem definidos e devidamente comunicados, pois caso contrário, os colaboradores ficam sem referência de como se comportar e interagir, e a organização acaba perdendo o controle de sua cultura. 



Estabeleça regras expressas

 

As regras expressas servem para moldar ainda melhor o comportamento e hábitos dentro da organização. Elas ajudam a gerar mais transparência sobre o que se espera dos colaboradores. Cada empresa deve estabelecer suas regras de acordo com a cultura que deseja manter ou inserir. Elas podem ser coisas simples como nunca jogar papel no chão e manter os ambientes comunitários em ordem.