Com certeza você já deve ter observado que muitas empresas estão se esforçando para ter em suas equipes pessoas de diferentes gêneros, raças, nacionalidades, orientações sexuais e outras características. Mas você sabe o porquê de tudo isso?

Para entender mais sobre o assunto, não deixe de ler este artigo até o final. Nele estaremos abordando o tema gestão de diversidade, tópico tão importante e atual.

 

O que é?

A gestão da diversidade refere-se a ações organizacionais que visam promover uma maior inclusão de funcionários de diferentes origens na estrutura de uma empresa por meio de políticas e programas específicos.

Os avanços na tecnologia agora permitem que as empresas contratem e gerenciem funcionários de todo o mundo e em diferentes fusos horários. As empresas estão elaborando programas e políticas específicas para aprimorar a inclusão e promoção de funcionários, e a retenção de colaboradores de diferentes origens e culturas. Esses programas e políticas são projetados para criar um ambiente acolhedor.


Por que é importante a diversidade nas organizações?


  • A diversidade no local de trabalho deixa claro que cada pessoa pode contribuir com ideias e soluções diferentes, criativas e novas. Colaboradores com diferentes formações têm diferentes perspectivas sobre os assuntos, o que ajuda a aumentar a produtividade e entregar melhores resultados.
  • A diversidade dentro de uma empresa ajuda a construir uma marca mais forte, tornando a empresa mais interessante e desejável. Uma empresa com força de trabalho diversificada ganha até mesmo uma melhor reputação.
  • A diversidade no local de trabalho aumenta a criatividade e também a capacidade dos colaboradores de resolver problemas. As diversas maneiras de pensar, operar e tomar decisões ajudam no surgimento soluções mais criativas para os problemas do negócio.
  • Uma organização mais diversificada incentiva o crescimento e o desenvolvimento pessoal. Ter pessoas de diferentes lugares e culturas em uma mesma empresa ajuda na ampliação e no enriquecimento da visão dos colaboradores.
  • A diversidade na força de trabalho melhora a capacidade da empresa de atender às necessidades de diferentes mercados. Por exemplo, se a empresa quer atuar no mercado de certa região e ela possui colaboradores dessa região, vai ser mais fácil de ela conseguir atender às necessidades desse público.
  • Uma empresa diversificada tem mais capacidade de atrair e reter talentos, desde profissionais jovens até experientes, agregando assim um diferencial competitivo à organização. As empresas que valorizam a diversidade são mais apreciadas, o que aumenta o sentimento de pertencimento dos funcionários.