Uma coisa é fato, rotação de funcionários muitas das vezes custam caro para as empresas.  Além de custos financeiros existe uma perda de investimento em tempo e preparação de cada funcionário. Por isso, quando se encontra um candidato que tem um talento que agrega na empresa é necessário reter este talento para que a sua empresa possa crescer e evoluir cada dia mais.

Atrair talentos adequados já é uma tarefa árdua, porém é ainda mais difícil mantê-los na empresa. Hoje, listamos algumas táticas essenciais para tentar envolvê-los estrategicamente no negócio e, assim, ganhar seus corações.


O que fazer para reter talentos na minha empresa?  


Muitas empresas querem reter talentos, mas não caminham de forma alinhada com o desejo dos funcionários. Empresas gastam tempo e dinheiro pensando em soluções mirabolantes e, quando avaliam a aderência dos funcionários, ficam desanimadas porque tudo o que pensaram não agradou à equipe. Para acertar essa expectativa, é preciso perguntar para quem realmente interessa: os funcionários!

Para investir na retenção de talentos na sua empresa, é necessário conhecer muito bem a sua equipe, comece com estes pontos:

  • A maior parte é composta de homens ou mulheres?
  • Qual a faixa etária média?
  • Eles moram em quais regiões?
  • Qual o nível de escolaridade médio?
  • Qual é o conceito de valor para esses colaboradores?

Conhecer o seu público interno é fundamental para pensar em políticas de retenção de talentos.


Ofereça oportunidades de desenvolvimento 

invista no plano de carreira dos colaboradores para reter talentos. Em alguns casos, é bom pensar fora da caixa: se não há oportunidades no setor em que o talento está, será que ele não pode ser alocado para outra área?

Invista em benefícios que façam a diferença

Todos sabem que um bom salário não retém ninguém, mas poucas empresas investem em um conjunto de benefícios que realmente importa aos colaboradores. Com informação em mãos, a partir do que foi escrito nos itens 1 e 3, é possível pensar em uma variedade de benefícios que realmente levem a empresa à retenção de talentos.

Cada empresa terá suas peculiaridades, e tudo isso deve ser considerado. Se a sede de uma empresa fica em lugar remoto, sem comércio próximo e mais isolada, pode ser considerada a possibilidade de oferecer transporte particular e um restaurante na própria estrutura. Se a maior parte dos colaboradores é composta por mulheres com filhos, ofertar uma creche ou uma colônia de férias pode reter mais talentos do que você imagina.

Os benefícios devem estar alinhados com aquilo que é mais importante para o seu público. Não adianta oferecer apoio na pós-graduação se a maior parte do público ainda não completou a graduação, por exemplo.

Conclusão:

De fato, a retenção de talentos é fundamental para que o todo o esforço e investimento que a empresa faz com seus colaboradores valha a pena e resulte no desenvolvimento da organização como um todo, desde a realização dos processos internos até o produto/serviço fornecido ao usuário final. Seguindo essas sugestões, você evitará a perda de valiosos profissionais.

Nos siga nas redes sociais e encontre mais dicas para ajudar a sua empresa!

Instagram: https://www.instagram.com/agielestagios/