8 Características de um bom líder
Liderar, muitas vezes, pode ser um desafio. Como fazer com que as pessoas escutem e façam o que você demanda delas? Esse é um questionamento importante que todos aqueles que exercem um cargo de liderança deveriam se fazer. Saiba que existem algumas características em comum que compartilham os bons líderes e se você deseja ser um deles, pode passar a trabalhar para conquistá-las.
Sabe delegar tarefas
O líder tem como uma de suas principais atribuições a delegação de tarefas. Por essa razão, é importante que ele execute essa atividade bem.
Um bom líder deve saber enxergar quais são as atividades que competem a ele e quais devem ser delegadas. Além disso, ele precisa prestar suporte e passar confiança a equipe, de modo que ela se sinta segura para fazer o que lhe foi encarregado.
Consegue comunicar-se de modo eficiente
A liderança está diretamente relacionada com a comunicação. Um líder precisa comunicar a equipe o que deve ser feito para que seja possível alcançar os resultados desejados. Se o líder não é capaz de passar informações claras para a equipe, a performance da mesma não será a esperada.
O líder precisa se relacionar com diversos tipos de pessoas, com valores e culturas diferentes. Ele precisa ter a sensibilidade de enxergar essas diferenças e adaptar seu modo de se comunicar, de maneira que consiga ser entendido por todos.
Influencia as pessoas
Ser uma pessoa capaz de influenciar na atitude de outras não é uma tarefa fácil. Para que isso aconteça, é preciso que confiem em você e lhe enxerguem como uma inspiração.
O líder deve ser o primeiro a dar um bom exemplo, pois é através de suas ações que constrói um relacionamento de confiança e respeito com seus subordinados. Para que o líder tenha a capacidade de influenciar, primeiro ele precisa focar em despertar a motivação de sua equipe.
Possui empatia
Através da empatia o líder consegue criar um ambiente de trabalho mais saudável, onde seus subordinados sentem mais motivação em trabalhar. Entender os problemas da equipe e se importar com eles é um passo importante para se tornar um líder efetivo.
Infelizmente, muitos chefes preferem seguir uma linha mais ditatorial e acabam falhando miseravelmente como líderes, pois não conseguem desenvolver um relacionamento com seus colaboradores.
Sabe tomar decisões
O líder não pode ser aquele que se omite diante da tomada de uma decisão. Ele deve ser a pessoa que melhor está preparada dentro da equipe para enfrentar esse tipo de situação.
Os que estão em uma posição de liderança devem estar sempre atentos a tudo que está ocorrendo. Precisam ter um olhar inteligente diante dos fatos e tomar as decisões necessárias, mesmo quando frente às incertezas.
Dá feedbacks
O feedback é muito importante para o processo de melhoria e motivação da equipe. Ele ajuda a dar um direcionamento para os colaboradores, auxiliando no engajamento com o trabalho diário.
Dar feedbacks é uma forma do líder se comunicar com a equipe e mostrar o seu parecer. Quando o feedback é positivo, ajuda os funcionários a se sentirem valorizados e reconhecidos, quando negativo, mostra onde devem melhorar e aperfeiçoar.
Aproveita o talento dos colaboradores
Os bons líderes procuram estar sempre observando os pontos positivos e negativos de cada membro de sua equipe. Dessa forma, eles conseguem aproveitar melhor as características de cada funcionário, procurando sempre usufruir daquilo que eles sabem fazer de melhor e auxiliando-os a superar suas limitações.
Possui inteligência emocional
Inteligência emocional é a capacidade de conseguir gerenciar bem as próprias emoções. Os líderes que têm essa habilidade conseguem conduzir melhor suas equipes.
A inteligência emocional melhora a capacidade do líder se conectar e comunicar com os funcionários, resolver conflitos e tomar decisões mais acertadas.
Conclusão
Um líder efetivo é aquele que tem a habilidade de se comunicar bem, motivar seu time, delegar responsabilidades, dar feedbacks e tem flexibilidade para resolver problemas em um ambiente de trabalho que sofre mudanças e transformações constantemente.
Não se desanime se pensar que ainda não tem todas as características necessárias para ser um bom líder. Você sempre pode se esforçar e estudar para conquistá-las e, consequentemente, se tornar um profissional mais completo e valioso para o mercado.