Ao contratar um estagiário, é necessário que o gestor faça um acompanhamento do desenvolvimento ao longo do estágio. Isso porque a empresa precisa continuar entregando resultados e para isso é necessário ter colaboradores que contribuam no desenvolvimento da mesma.

Para que isso aconteça, é fundamental que a empresa saiba quais são os tipos de competências que são importantes para o seu desenvolvimento e trabalhe nisso desde o momento do processo seletivo dos colaboradores.

Avaliação de desenvolvimento

A avaliação de desempenho é uma estratégia para medir o desempenho e o desenvolvimento do estagiário. Dessa forma, o gestor consegue ver de forma clara sobre quem deve ser efetivado.

Essa avaliação é feita, normalmente, a cada seis meses, dessa forma:

  • Um estagiário com contrato de um ano, consegue se avaliado duas vezes;
  • Um estagiário com contrato de um ano e meio, consegue ser avaliado três vezes;
  • E um estagiário com contrato de dois anos, poderá ser avaliado quatro vezes.

Existem algumas competências que são importantes para a empresa e as mesmas são observadas durante a avaliação, como:

  • Comunicação

Ter uma boa comunicação é importante para contribuir com um melhor relacionamento com os colegas de trabalho e até mesmo com os clientes.

  • Análise crítica

Essa é uma habilidade importante, para que o estagiário tenha senso crítico em relação as demandas de trabalho e dessa forma, pensar de forma estratégica sempre.

  • Inteligência emocional

Essa habilidade não está ligada ao ato de reprimir o que sente, mas sim sobre como o estagiário consegue lidar com as suas próprias emoções e como elas o influenciam na performance.

Desafios da avaliação

Assim como toda avaliação, os profissionais devem ter certos cuidados ao avaliar o estagiário, porque qualquer erro pode impactar o desenvolvimento do mesmo e nas entregas dos resultados para a empresa, como:

  • Demora no feedback

Como falamos no início do artigo, a avaliação deve ser feita de 6 em 6 meses, porém caso haja demora, não é possível identificar os pontos que o estagiário melhorou e quais devem ser aperfeiçoados. Por isso, é importante que o procedimento seja algo trabalho de forma intensa na cultura organizacional.

  • Métricas

Não estabelecer quais são as métricas que devem ser mensuráveis pode atrapalhar a avaliação e dessa forma não será possível medir a evolução do estagiário. 

 

Na sua empresa, a avaliação de desempenho já faz parte da cultura organizacional? Compartilhe conosco!