3 DICAS PARA REDUZIR A ANSIEDADE NA HORA DA ENTREVISTA DE ESTÁGIO
A ansiedade que surge na hora da entrevista de estágio, principalmente se for sua primeira vez, pode ser um obstáculo para quem procura estágio. Para aqueles com crises de ansiedade mais recorrentes, as entrevistas de estágio podem ser ainda mais difíceis. Conhecer estranhos em uma posição de autoridade, falar sobre si mesmo, ser avaliado e julgado por sua aparência, comportamento e capacidade de se vender – todos esses são gatilhos para a ansiedade social.
Se a ansiedade bate toda vez que você faz uma entrevista, as dicas a seguir podem ser importantes da próxima vez que você fizer uma entrevista de estágio.
1. Trate-se bem
Evite cafeína , durma o suficiente e exercite-se regularmente. Manter-se em boa saúde é fundamental ao enfrentar situações potencialmente estressantes.
2. Visualize o Sucesso
Encontre um espaço tranquilo onde não seja perturbado, feche os olhos e visualize - se sendo bem-sucedido em sua entrevista. Visualizar o sucesso é mais do que apenas pensamento positivo. Quando feito corretamente, prepara seu cérebro para se comportar de uma determinada maneira. Esta técnica é usada por atletas de elite antes das competições para melhorar o desempenho.
3. Reduza os estressores
Reduza os estressores não relacionados ao seu desempenho real na entrevista, como roupas desconfortáveis, se perder ou chegar atrasado. Com bastante antecedência, escolha uma roupa que seja confortável e que fique bem em você. Se você não estiver familiarizado com o local da entrevista, reserve tempo suficiente para encontrá-lo.
4. Faça sua pesquisa (BÔNUS)
Estar bem preparado é um bom apaziguador da ansiedade. Antes da entrevista, pesquise seu potencial empregador e prepare respostas para perguntas comuns da entrevista.
5. Não se entregue à pressão (BÔNUS)
De vez em quando, você pode ser entrevistado por alguém que o interroga para ver como você lida com o estresse. Pode ser tentador mergulhar em pensamentos automáticos negativos , como "Eles sabem que não posso lidar com este trabalho; eu nunca deveria ter me candidatado" ou "Eles não gostam de mim; eu não vou ser aceito no emprego." Pare. Se você se encontrar nessa situação, perceba o que o entrevistador está tentando realizar e não deixe que ele o aborreça. Saiba que os outros candidatos foram tratados da mesma forma e que isso não é um reflexo de você ou de suas capacidades.
6. Entreviste o Entrevistador (BÔNUS)
As entrevistas também são uma oportunidade para você avaliar um potencial empregador. Você está decidindo se quer trabalhar para eles tanto quanto eles estão decidindo se querem que você trabalhe para eles. Tente se colocar nessa mentalidade e veja se isso muda seu foco. Faça perguntas que mostrem que você está curioso sobre como a organização pode se encaixar em seus objetivos e ambições para sua carreira.
Independentemente de como você sentiu que a entrevista foi, parabenize-se depois por ter se arriscado. Faça algo que você goste como recompensa. Por fim, evite ruminar sobre como foi a entrevista ou o que poderia ter sido melhor.
Embora seja importante observar o que correu bem e como você pode melhorar, remoer as partes negativas da entrevista apenas minará sua confiança.
Gostou do conteúdo? Segue nosso Instagram para ficar por dentro de todos os conteúdos do blog!