Seja para o vestibular, concurso, Enem ou mesmo para uma prova, planejar os estudos é essencial. Mas, para ter bons resultados é preciso ter um cronograma de estudos, com horários e quais serão os conteúdos.

 

Com disciplina, os estudos se tornam um hábito prazeroso. Alguns especialistas da educação acreditam que ter um cronograma de estudos é o ponto inicial para esse hábito. Mas, como criá-lo? Confira nossas dicas!

 

  • Sua rotina

O primeiro passo é entender e descrever as atividades diárias. Dessa forma, você terá noção de como é o seu dia a dia e quanto tempo tem disponível;

 

  • Objetivos

Depois de anotar sua rotina e saber o tempo disponível, é hora de analisar quais são os objetivos com relação ao estudo. 

 

  • Horários

É muito importante que você determine os seus horários de estudos, dentro daquele que você detectou durante a sua rotina diária.

 

  • Local

Encontrar um lugar em casa que seja mais isolado, é o ideal! Ele também precisa ser confortável e longe das possíveis distrações.Se não for possível, converse com a sua família e peça a colaboração durante o horário de estudo.

 

  • Formas de estudo

Observe qual é a melhor forma de absorver o conteúdo, seja por vídeo, lendo, escrevendo ou mesmo explicando para uma segunda pessoa.

 

  • Imprevistos

Sabemos que imprevistos acontecem e você sempre deve levar em conta no momento de criar o cronograma. Caso aconteça algo no horário do seu estudo, como uma consulta médica, basta reorganizar para recompensa o horário perdido em um outro dia.

 

  • Descanse

Isso mesmo, todos nós precisamos de um tempo de descanso, principalmente os estudantes. O cérebro precisa oxigenar e descansar, aproveite para assistir filmes, escutar música ou dormir.

 

Agora que você já sabe os pontos necessários para criar o cronograma de estudo ideal, é hora de desenvolvê-lo!