Ter um segundo idioma é um diferencial muito importante e em alguns casos, até mesmo um pré-requisito para se conquistar uma vaga. Mesmo não sendo, em geral, uma habilidade obrigatória ou que impeça uma colocação profissional, uma segunda língua pode aumentar a sua competitividade dentro do mercado de trabalho, tanto no início quanto na evolução da sua carreira dentro das empresas.

 

Existem vagas, como comércio exterior e outros cargos em multinacionais, em que o domínio do inglês, língua considerada universal, é imprescindível. Além do destaque entre os candidatos concorrentes, ter uma segunda língua te ajuda a ter facilidade de aprender mais línguas.

 

Independente da vaga, o candidato que possui uma segunda língua ou que está estudando uma segunda língua, tem muitos outros benefícios além da aptidão da fala, como:

 

  • Desenvolvimento intelectual: aprender uma nova língua desenvolve a capacidade cerebral e quanto mais o candidato aprende, melhor ficará o  raciocínio do dia a dia;
  • Aumenta a memória: pessoas bilíngues apresentam melhor desempenho em cálculo mental, leitura e outras habilidades;
  • Capacidade de atenção: aprender um novo idioma exige atenção constante aos novos conhecimentos. Essa capacidade é muito útil no mercado de trabalho, onde o foco é uma necessidade constante;
  • Melhora na própria língua: ao aprender um novo idioma é muito comum fazer relações com a língua materna, principalmente com a gramática entre as línguas. A atenção com a gramática redobra e assim, desenvolvemos nossa língua original.

Ter uma segunda ou mesmo uma terceira língua traz inúmeros benefícios não apenas para a empresa que está contratando, mas principalmente para o candidato, que está ganhando destaque e conhecimento para uma vida toda.

Quer saber mais sobre as tendências do mercado de vagas? Continue acompanhando o  nosso blog e não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais dicas!