Você sabe como montar um currículo para conseguir o seu primeiro estágio? Aprenda aqui todo o necessário para a elaboração de um bom currículo, mesmo sem possuir experiência profissional. 



Dados pessoais 


  1. Nome completo

  2. Idade ou data de nascimento

  3. Endereço completo

  4. E-mail 

  5. URL do seu linkedln 

  6. Número de telefone (ideal que seja whatsapp)



Objetivo profissional 


Nesta parte do currículo você irá informar a área na qual pretende atuar e suas expectativas profissionais. Para preencher este campo, atente-se à descrição da vaga para qual você está se candidatando. 


Seja específico, vá direto ao ponto, mas não escreva o nome no cargo. Lembre-se que área de atuação é diferente de cargo, pois para a mesma área de atuação existem diferentes cargos. 


Exemplos: 


  1. Estagiar na área de marketing digital e lidar diretamente com a produção de conteúdo para as redes sociais. 

  2. Estagiar na área administrativa e lidar com controle de estoque. 

  3. Estagiar em direito na área contratual. 



Formação acadêmica


Esta parte do currículo indicará o seu grau de educação e, o mais importante, mostrará o que você está estudando no momento. Neste campo você deve incluir: 


  1. Faculdade.

  2. Cursos técnicos.

  3. Ensino médio.


Primeiro coloque o seu grau de educação mais alto, depois, agregue os outros itens que também possam ser relevantes para a vaga em questão. Não se esqueça de colocar o nome do curso que você está estudando no momento, nome da instituição de ensino, cidade onde está estudando e a data prevista para conclusão. 


Exemplos:

Licenciatura em Letras 

Universidade PUC Minas — Belo Horizonte, Minas Gerais

Conclusão prevista: 2022


3º ano - Ensino médio

Colégio Olavo Bilac —  Resende, Rio de Janeiro 

Conclusão prevista: 2021



Experiências profissionais


Neste campo o estagiário deve colocar as experiência profissionais que já teve, caso tenha tido alguma. É importante que elas sejam inseridas das mais recentes às mais antigas. A experiência deve conter: nome do cargo, da empresa, mês e ano de início e fim da experiência e as atribuições. 

Como estamos tratando de montar um currículo para o seu primeiro estágio, o mais certo é que você ainda não tenha tido nenhuma experiência profissionalMas pode se acalmar! Nada de desespero! Se tratando da busca pela primeira oportunidade de estágio, não há nada mais comum do que isso! 


Caso você se enquadre na situação mencionada acima, faça o seguinte:

  1. Substitua “Experiências profissionais” por “resumo de qualificações”.

  2. Neste resumo de qualificações você pode colocar: participação em workshops e palestras da área, atividades voluntárias, participação em atividades universitárias, intercâmbios, etc. 



Idiomas


Nesta área você simplesmente irá mencionar os idiomas estrangeiros nos quais você possui algum tipo de conhecimento. Geralmente, o quanto se conhece de uma língua é classificado como básico, intermediário, avançado e fluente. Se você possuir algum certificado de proficiência, pode colocá-lo aqui também. 



Conhecimentos em informática


Aqui, coloque todos os softwares e sistemas operacionais nos quais você tenha conhecimento. Classifique o seu nível em cada um deles como básico, intermediário e avançado. 

É muito importante informar seus conhecimentos em informática no currículo, pois são extremamente valorizados em praticamente todas as vagas de estágio. Logo, eles aumentarão as chances da oportunidade ser sua. 


Achou as informações deste blog relevantes para você? Deixe seu comentário!