Orientação Vocacional - porque você deve fazer
Está cursando o Ensino Médio e ainda não decidiu qual carreira seguir? Ou já entrou na faculdade, mas o curso não é bem o que você queria? Não entre em desespero, pois com a orientação vocacional, esse processo de escolha e decisão sobre qual caminho seguir fica muito mais fácil!
O que é a orientação vocacional? Como ela funciona?
É um acompanhamento feito por um profissional especializado, geralmente um psicólogo, com o objetivo de preparar o estudante para fazer escolhas de forma consciente e segura sobre o seu futuro profissional.
A orientação vocacional é feita a partir de duas etapas. Na primeira etapa, estudante irá desenvolver o autoconhecimento (através de testes de personalidade, conversas e dinâmicas) para identificar suas habilidades, seu potencial e seus desejos.
Na segunda etapa, o ponto principal passa a ser o mercado de trabalho e as competências exigidas por cada área e profissão. O orientador irá auxiliar o estudante a refletir sobre suas possibilidades e a esclarecer suas dúvidas sobre as profissões que o aluno mais se identifica.
Porque todos deveriam fazer?
Com tanta opção de curso e profissões, é mais do que comum ficar na dúvida e se perder na hora de escolher qual carreira seguir. As incertezas dessas escolhas geram muito stress e preocupações e a orientação vocacional é a melhor opção para evitar esse desconforto e conseguir tomar decisões mais apropriadas para o seu futuro.
Além disso, o processo de autoconhecimento serve para a vida toda, aprendemos a valorizar as nossas próprias habilidades e competências, o que auxilia desde a descoberta da nossa vocação, até na hora se apresentar nas entrevistas de estágio ou emprego futuramente.