5 maneiras de construir confiança com a sua equipe remota quando você é novo como gestor
Construir um relacionamento de confiança com sua equipe é algo desafiador em qualquer modalidade de trabalho, seja ela presencial ou remota. Pensando em lhe ajudar nessa tarefa, trouxemos 5 dicas para você implementar em sua gestão.
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Defina processos e objetivos com clareza
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Dê importância para a comunicação
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Construa conexões e esteja disponível para sua equipe
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Sempre ofereça feedbacks
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Use ferramentas de gestão para trabalho remoto
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Defina processos e objetivos com clareza
É necessária uma gestão organizada e de qualidade para que a sua equipe tenha confiança em você. Definir objetivos e processos é a base para criar um ambiente de trabalho organizado e produtivo. A definição dos objetivos deixa visível para a equipe o que ela precisa alcançar, já a definição dos processos, estabelece o que ela precisa fazer para alcançar os objetivos almejados.
Quando for estabelecer objetivos para a sua equipe remota, seja claro, direto e específico. Não se esqueça de manter todos os membros alinhados a esses objetivos, e esteja sempre presente para dar o suporte necessário.
Com os objetivos já bem estabelecidos, é hora de pensar nos processos. A definição dos processos é feita com o intuito de se obter descrições simples e breves sobre os passos necessários para completar as tarefas que devem ser executadas pela equipe. Sendo assim, ela é muito necessária para que os membros não se sintam perdidos em relação a seus respectivos trabalhos.
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Dê importância para a comunicação
É importante ter em mente que a comunicação é um fator crucial para a construção de confiança com a sua equipe. Ela merece o máximo de atenção, principalmente quando os membros não podem ocupar o mesmo espaço físico, tendo em vista que no trabalho remoto a comunicação acaba não fluindo tão naturalmente quanto no presencial.
Algumas dicas para melhorar a comunicação na gestão remota de equipes:
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Estabelecer os canais de comunicação. Ex: Whatsapp, e-mail, Telegram, Skype, Slack, etc.
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Utilizar ferramentas de gestão de equipes. Ex: Trello, Wunderlist, Asana e PM Canvas.
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Planejar a comunicação com a equipe.
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Expor com clareza objetivos e expectativas.
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Ser empático e escutar.
Veja também: Como melhorar a comunicação das equipes em home office
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Construa conexões e esteja disponível para sua equipe.
Este tópico está muito relacionado com o anterior, pois para construir conexão com a equipe, a boa comunicação é um fator-chave.
Muitas pessoas se sentem isoladas quando estão trabalhando remotamente. Por essa razão, é importante que o gestor se mostre sempre aberto para ouvir e ajudar os membros de sua equipe. Tendo essas atitudes, ele se mostrará como alguém em quem os colaboradores podem depositar confiança.
Buscar conhecer os membros da equipe e abrir espaço para conversas que não estejam diretamente relacionadas com o trabalho, também são formas de contribuir para a construção de conexão.
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Sempre ofereça feedbacks
Quando o objetivo é auxiliar no desenvolvimento da equipe, o feedback é uma ferramenta essencial. Tanto os positivos como os negativos, são muito necessários para que a equipe não se sinta perdida e saiba para onde deve caminhar.
Você precisa entender que quanto mais direcionamento conseguir proporcionar para a sua equipe, mais confiança ela terá em você.
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Use ferramentas de gestão para trabalho remoto
Existe uma grande quantidade de ferramentas no mercado que são excelentes para a gestão de equipes remotas. Elas ajudam tanto no fator comunicação, quanto no fator organização, dois pilares para que a equipe confie em você como gestor.
Alguns exemplos dessas ferramentas são: Slack, Skype, Trello, Clicksign, Bitrix24, OpenProjet, Loom, Google Drive e uma infinidade mais. Você pode testar diferentes delas, até encontrar aquela que melhor se adapte às particularidades da sua equipe.