A desmotivação ocorre quando os funcionários perdem a inspiração ou a vontade de agir. Essa falta de interesse e entusiasmo pelo trabalho pode ter consequências desastrosas para uma organização.

Um funcionário pode se sentir desmotivado temporariamente ou permanentemente, e, em ambos os casos, o gerente tem a obrigação de tomar atitudes para solucionar a situação.

No texto de hoje, nós vamos falar sobre algumas causas e consequências da desmotivação dos funcionários. Não deixe de conferir!

 

O que causa a desmotivação de um funcionário?

Manter os funcionários motivados e engajados melhora o clima laboral, reduz a rotatividade e cria operações mais dinâmicas e lucrativas. Assim como existem práticas capazes de motivar as equipes, existem aquelas capazes de desmotivar. Reconhecer e corrigir essas práticas que desmotivam pode ajudar a melhorar uma empresa de diversas formas. Confira algumas das principais causas de desmotivação em funcionários.

1.   Feedbacks e retornos inadequados

2.   Conflitos nas equipes

3.   Metas impertinentes

4.   Excesso de trabalho

5.   Comunicação ineficiente

6.   Ausência de reconhecimento

 

5 problemas gerados pela desmotivação dos funcionários

Existem tantas causas como consequências negativas para a desmotivação dos funcionários. A primeira coisa a se ter em mente é que a falta de motivação pode ser contagiosa. Muitas vezes, somente um funcionário desmotivado é capaz de afetar negativamente uma equipe inteira. Na verdade, quando os colaboradores experimentam baixos níveis de motivação, geralmente ficam estressados e relutantes em se envolver em qualquer tipo de comunicação. A desmotivação é um verdadeiro obstáculo à construção de relações de trabalho eficientes, produtivas e construtivas. Além disso, pode iniciar um círculo vicioso perigoso que afeta negativamente o desempenho geral dos negócios e a qualidade do trabalho. Os baixos níveis de motivação dos funcionários têm 5 consequências principais:

 

1.   Redução da produtividade

2.   Falta de comprometimento

3.   Ausência de engajamento

4.   Aumento dos conflitos

5.   Maior risco de instabilidade econômica