Pode-se definir a Gestão de Mudanças como a aplicação de um processo estruturado para liderar o lado humano da mudança, tudo com o objetivo de alcançar os resultados organizacionais desejados. 

Existem muitas teorias que abordam o gerenciamento de mudanças, e a ideia central de todas elas é que nenhuma mudança acontece isoladamente. De uma forma ou de outra, a mudança afeta toda a organização e todas as pessoas nela. Mas, com um bom gerenciamento, é possível incentivar todos a se adaptarem e a abraçarem uma nova maneira de trabalhar.

O que é a gestão de mudanças?

O meio externo às organizações é dinâmico, mudando e se transformando a todo momento. Dessa forma, os negócios precisam estar em constante movimento para se manterem competitivos no mercado. A questão é que movimentar-se exige alterações, e alterações dependem diretamente das pessoas, sendo esse o foco da gestão de mudanças. 

Explicando melhor, a gestão de mudanças tem como objetivo a liderança do lado humano frente a mudanças. Para que melhorias e alterações dentro das empresas tragam os resultados esperados, é preciso contar com a participação efetiva dos colaboradores. 

Mudar exige esforço, por essa razão, é muito comum que as pessoas apresentem resistência a essa situação. Elas pensam: “Eu sempre fiz isso assim e deu certo. Por que tenho que mudar agora?”. A gestão de mudanças serve para quebrar essas imposições e ajudar a estruturar os processos de transformação. 

Por que a gestão de mudanças é importante?

Mudanças exigem esforço e investimento financeiro. Para aumentar as chances de um bom retorno por investimento é imprescindível a gestão de mudanças, pois, como já mencionado, as pessoas são parte fundamental de qualquer transformação dentro de uma organização. 

Melhorar a cultura, implementar tecnologia, modificar a estrutura organizacional são exemplos de mudanças. E para que elas possam trazer os melhores resultados é preciso uma gestão efetiva. 

4 Princípios da gestão de mudanças: 

Entender a mudança

O total entendimento sobre a mudança precisa partir do gestor. Ele deve analisar todos os efeitos de mudar. Os seguintes questionamentos podem ajudar nessa compreensão: 

  • Por que mudar?

  • Quais benefícios a mudança irá proporcionar?

  • Quais serão os impactos da mudança nas pessoas?

  • Quais são as consequências de não mudar?

  • Como a mudança ajudará a empresa a alcançar seus objetivos?

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Plano de mudança

O planejamento aumenta as possibilidades de qualquer coisa dar certo, com a gestão de mudanças não é diferente. 

Fazer um plano de mudanças significa organizar e estruturar cada passo que precisa ser dado para que ela possa acontecer e, o mais importante, trazer os resultados almejados. 

Por exemplo, com certeza é necessário planejar: líderes do processo de mudança, comunicação da mudança, treinamento e formas de lidar com a resistência

O último exemplo dado, planejar como lidar com a resistência, é extremamente importante. Com certeza as imposições irão surgir, e os gestores devem estar preparados para enfrentá-las e resolvê-las. 

Implementar a mudança

Este é o momento de colocar o plano em prática. Durante a implementação das mudanças, é preciso criar um senso de urgência dentro da empresa. As pessoas precisam entender que é importante agir de forma imediata e que existe uma necessidade real em mudar. Isso despertará a motivação e diminuirá as barreiras de impedimento. 

Comunicar a mudança

A comunicação deve existir antes de se iniciar e durante todo o processo de mudança. É necessário garantir que os colaboradores tenham:

  • Consciência dos benefícios da mudança para eles e para a empresa. 

  • Vontade de participar e dar suporte. 

  • Conhecimento de como ajudar no processo de mudança. 

  • Habilidade de mudar. 

É preciso destacar que essa comunicação deve ser reforçada durante todo o processo, pois dessa forma, aumentam as chances de engajamento de todos.