Como organizar uma rotina de estudo produtiva
Nós sabemos que não apenas prestar atenção na aula é suficiente. Com a quantidade de matéria que é cobrada em vestibulares seriados e durante as provas semestrais, é importante que você fixe o conteúdo diariamente. Para obter maior aproveitamento na hora de estudar é interessante seguir alguns esquemas e técnicas. Por isso, separamos algumas dicas para potencializar sua rotina de estudo e você arrasar nas provas!
1. Anote expressão, palavras e frases que você ache mais interessante sobre determinado conteúdo. Essa atividade vai te ajudar a memorizá-lo por meio da escrita e da repetição.
2. Faça revisões. Já postamos aqui (link do blog) a técnica de Daniel Wong, que é basicamente assim:
1ª revisão: 1 dia depois de aprender as novas informações
2ª revisão: 3 dias após a 1ª revisão
3ª revisão: 7 dias após a 2ª revisão
4ª revisão: 21 dias após a 3ª revisão
5ª revisão: 30 dias após a 4ª revisão
6ª revisão: 45 dias após a 5ª revisão
7ª revisão: 60 dias após a 6ª revisão
3. Faça pausas! Para marcar o tempo de estudo, utilize um despertador e durante a pausa, evite o telefone e computadores, pois a pausa deve ser um descanso mental — você quer manter-se em estado de alerta quando voltar para o estudo — e tais dispositivos, impendem sua mente de relaxar totalmente.
Encontramos no site euseiaprender.com.br uma técnica bem interessante também, sobre como estudar. Veja:
• Estudo inteiro com partes extras. Nesta abordagem, primeiro você estuda todo o assunto diretamente para obter uma boa compreensão, depois você seleciona as partes que não entendeu e faz um estudo extra, reforçando cada uma.
• Estudo inteiro, parte, inteiro. Estude todo o assunto mais rápido do que o normal; em seguida, separe o assunto em partes que possam ser estudadas separadamente e, obviamente, que tenham lógica. Ao terminar de estudar todas as partes, volte e estude todo o conteúdo, novamente.
• Estudo por partes e progressivo. Separe o conteúdo em partes (primeira, segunda, terceira, …) e comece estudar a primeira. Depois, passe para a segunda parte, mas estude, novamente, a primeira junto com a segunda; continuando, estude a terceira parte, revisando a primeira e segunda partes, e assim sucessivamente. Percebeu como essa abordagem é cumulativa? Para conteúdo mais extenso ela é muito boa, pois ajuda a relembrar, ao longo do tempo, toda a matéria desde do início.
E aí, agora só falta compartilhar com seus colegas e colocar em prática!